31 de mar. de 2012

VESTIBULAR DA UFRGS - Leituras Obrigatórias



        Comissão Permanente de Seleção da UFRGS (Coperse) divulgou na manhã desta sexta-feira a lista de obras cuja leitura prévia e completa será exigida para o vestibular de 2013. Quatro das doze leituras são novas: uma seleção de obras poéticas de Gregório de Matos Guerra, "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa); "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; e "Esaú e Jacó", de Machado de Assis. 

         As obras mantidas são "A Educação pela Pedra", de João Cabral de Melo Neto; "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago; "O Centauro no Jardim", de Moacyr Scliar; "Contos Gauchescos", de João Simões Lopes Neto; "Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)", de Guimarães Rosa; "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes; "Feliz Ano Novo", de Rubem Fonseca; e "O Filho Eterno", de Cristóvão Tezza. Deixam a lista "O Uraguai", de Basílio da Gama; "Lucíola", de José de Alencar; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; e a seleção de poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa. 

       Conforme resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), a partir do Concurso Vestibular 2007 a lista de leituras obrigatórias para a prova de Literatura de Língua Portuguesa tem se renovado ano a ano, sempre com a substituição de quatro obras. A lista completa dos livros exigidos para o Concurso Vestibular 2013 está disponível no site http://www.vestibular.ufrgs.br/cv2013/leituras.htm. 

      As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.


                                                                  * * * * * *