12 de nov. de 2012

[Crônica] PEDRO LUSO – Como adquirir o hábito da leitura


   
           [ESPAÇO DA CRÔNICA]


        COMO ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA
             [ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]



Não raro recebo mensagens de jovens e de adultos que me perguntam qual o método a ser usado por eles para que possam habituar-se à leitura. Dizem alguns, que se sentem frustrados quando fecham o livro iniciado sem chegarem ao final da história ou do poema. Dizem ainda, que gostariam de continuar com a leitura iniciada, mas desistem. Então, pedem que lhes indique qual o método que poderá levá-los a aprendizagem da leitura. (Isso, em se tratando de ficção, já que muitos estão interessados em outras leituras.)

A resposta para essa pergunta, que pode parecer fácil é, ao contrário, bastante difícil. Para cada pessoa deve-se aplicar um método que se adapte com sua idade, escolaridade, sensibilidade, aspirações. Daí, podemos concluir que as pessoas mais indicadas para dar esse tipo de orientação são os professores, já que no dia-a-dia da vida escolar podem observar quais são as tendências e aspirações de seus alunos.

Quanto aos adultos, que não mais frequentam bancos escolares, deverão eles escolher o que mais se aproxima de seu gosto – romance, conto, crônica, poesia – e, depois que estabeleçam uma hora adequada para a prática da leitura, em lugar igualmente adequado, estará criada a rotina para eles, indicando que o hábito de leitura começa a tomar o seu lugar. Portanto, a aquisição do hábito da leitura, que dependerá quase que unicamente deles próprios, deverá contar com sua vontade e sua determinação.




      *  *  *